Como abrir um MEi em 2023? Ollá caro empreendedor! Vamos passo a passo! não tem nenhum custo e nem tem nescecidade de pagar um contador. pode fazer tudo de seu computador ou celular. Tem sido recorrente pessoas desavisadas cairem em golpes de sites que cobram para abrir o MEI. O unico custo será as taxas mensais, o DAS.

DAS é a sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Trata-se da guia única de pagamento de impostos pela qual o Microempreendedor Individual (MEI) faz o recolhimento dos seus tributos. Esse documento é acessado de forma online e pode ser pago em qualquer serviço bancário.

Serve pra todo negócio ou profissão?

Quem não pode ser MEI são pessoas que exercem atividades intelectuais como advogados, médicos, dentistas, engenheiros, desenvolvedores de software, programadores, entre outros CNAES que não estão contemplados na tabela do MEI. A Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE é a classificação oficial adotada pelo Sistema Estatístico Nacional do Brasil e pelos órgãos federais, estaduais e municipais gestores de registros administrativos e demais instituições do Brasil. 

Exemplos de atividades que são contempladas pelo MEI

A lista de profissionais é bem extensa! mas basicamente são atividades de comercio lojista, prestadores de serviço como jardineiro, barbeiros, mecânicos de automóveis etc. quem vende e produz alimentos como padarias, restaurantes, lanchonetes, vendedores ambulantes, pipoqueiros, vendedor de coco, de perfumes etc. enfim todos esses profissionais que estavam na informalidade.

Documentos Necessários

Dados pessoais: RG, dados de contato e endereço residencial.

Dados do seu negócio: tipo de ocupação, forma de atuação e local onde o negócio é realizado.

•Senha de acesso ao Portal de Serviços do Governo Federal – Plataforma  gov.br

• Se você já possui o cadastro a conta gov.br deve ter o nível Prata ou Ouro;

• Se ainda não possui, clique na opção Fazer Cadastro. Depois que finalizar, com a senha em mãos, acesse novamente o Portal do Empreendedor e clique em Formalize-se.

Observação:

  • Ter a conta gov.br :
  1. No caso de brasileiros, a conta gov.br deve ter o nível Prata ou Ouro. 
  2. No caso de estrangeiros, se a conta tiver o nível Bronze, será solicitado os dados de identificação civil do estrangeiro. Para os níveis Prata ou Ouro não será necessário informar esse dados.
  • Dados de identificação civil do estrangeiro:  

-O país de nacionalidade, conforme cadastro CPF; (importante verificar se os dados do CPF estão atualizados junto à Receita Federal)
-Dados de identificação civil do estrangeiro, conforme cadastro Polícia Federal. São aceitos os seguintes documentos emitidos pela PF: Carteira Nacional de Registro Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório e Protocolo de Solicitação de Refúgio.

Observação: Por questões de segurança, o sistema bloqueará o cadastro por 24 horas a partir da 3ª tentativa de validação.

Vantagens de ser MEI

  •  Terá um CNPJ
  • – Ficará isento ou isenta de todas as taxas para registro da empresa
  • – Pagará poucos tributos, com valores fixos mensais (INSS, ICMS e/ou ISS)
  • – Pode começar a funcionar imediatamente, sem alvará ou licença-Formalização feita inteiramente pela internet
  • – Poderá emitir notas fiscais
  • – Ganhará maior poder de negociação com fornecedores
  • – Poderá acessar serviços financeiros: conta bancária jurídica, máquina de cartão, acesso ao crédito entre outros
  • – Poderá vender e prestar serviços para outras empresas e para o governo 

Benefícios

  •  Aposentadoria por idade
  • – Aposentadoria por invalidez
  • – Auxílio-doença
  • – Salário-maternidade
  • Benefícios para a sua família:
  • – Auxílio-reclusão
  • – Pensão por morte

Mãos a obra! Vamos para o passo a passo.

Entre no site do governo https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor

Em seguida clique em formalize-se!

Logo em seguida será levado pra fazer login no site gov.br.com

Feito isso, você verá a tela “portal do  empreendedor”, “inscrição MEI” e um campo  para inserir o número do recibo da sua  última declaração do imposto de renda .Se você não tiver esse número em mãos,  dê um pulo no site da receita federal que  você encontra isso lá, na área do e-CAC. Caso você não seja um declarante do  imposto de renda, não tem problema!  Mais para frente o sistema vai  pedir o seu título de eleitor. Preencheu aqui? Então clique em “continuar”.

Você será levado a uma tela que já  estará preenchida com os seus dados,  confira se está tudo ok. Se algum campo estiver em branco,  preencha com os seus dados .O nome da pessoa não pode ser alterado,  ele fica com seu nome de pessoa física,  mas você pode criar um nome fantasia aqui  mesmo se quiser, esse campo é opcional. No campo “capital social” coloque o valor do  capital que você tem para abrir o seu negócio.

Em “atividades” você vai ver as  opções disponíveis, as mesmas que  constam naquela lista que eu falei para  você consultar lá no começo .Aqui, escolha a sua ocupação principal  e até 5 atividades secundárias,  se for preciso você poderá  editar essas atividades depois,  mas recomendo que você já coloque o máximo  possível para evitar um retrabalho. No campo “forma de atuação” selecione todas  as formas que o seu negócio irá atuar. Feito isso, preencha o endereço do  seu negócio, caso o seu negócio não  tenha um espaço físico você poderá usar o seu  endereço residencial em quase todas as atividades.

Leia e aceite os termos de  responsabilidade CNAE e clique em “continuar”. Você verá uma tela com todos  os dados que você informou,  confira novamente e se estiver  tudo ok, clique em “confirmar”.

Pronto! O seu MEI está aberto, você verá  uma tela que permite baixar o CCMEI,  o Comprovante da Condição do Microempreendedor  Individual, onde tem o número do seu CNPJ. Além do processo de abertura ser bem  simples, ser MEI tem várias vantagens,  você vai ter a licença para exercer as suas  atividades formalmente e assim transmitir  muito mais profissionalismo para os seus cliente.

Tudo pronto!

Agora que já fizemos o passo a passo, você já pode usufruir de todas as vantagens de ser MEI.
E é importante lembrar também de pagar em dias as taxas do DAS que é a sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Trata-se da guia única de pagamento de impostos pela qual o Microempreendedor Individual (MEI) como já disse antes!

Persistência ! Acredite em seus planos.

Possuir o certificado MEI é como ter a certidão de nascimento de sua empresa, e assim como um filho recém nascido seu negocio precisará de cuidados, então não se pode exigir que já nos primeiros meses ela já se mantenha sem novas injeções de investimentos. Dependendo do nicho que estiver o retorno do investimento pode durar de um a três anos ou mais. Continue se aperfeiçoando diariamente.

Tudo o que a mente humana pode conceber e acreditar, ela pode conquistar.

Napoleon Hill

Tags: | |

Receba as notificações!

Receba as notificações quando sair um novo artigo!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exportar dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Remover dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados deste site.

Rectificar dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Cancelar assinatura do boletim informativo

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.