Como ter saúde mental hoje em dia? O estresse é um subproduto natural da vida. Ele pode ser causado por vários fatores como mudanças em sua vida pessoal, mudança de funções ou mesmo mudança de ambiente de trabalho. No entanto, o estresse também pode entrar em sua vida profissional quando você não tem controle suficiente sobre ele.

Estudos de Psicologia revelam que quase 90% dos trabalhadores dos Estados Unidos experimentam alguma forma de estresse em seu local de trabalho. Os efeitos do estresse no desempenho de seu trabalho são vastos e variados – desde o baixo desempenho até o apático, frustrado ou desiludido.

Por exemplo, um artigo publicado no The Psychologist mencionou que “condições de trabalho estressantes fazem com que os funcionários percam mais dias do que deveriam, incorram em licença por doença a uma taxa maior e façam intervalos prolongados após deixarem seus empregos por períodos mais longos do que outros”.

Da mesma forma, outro artigo publicado no The Psychologist declarou que “condições estressantes de trabalho estão associadas ao baixo comprometimento e engajamento dos funcionários com a organização, bem como à dificuldade de concentração enquanto executam tarefas cognitivamente exigentes que podem levar à redução do desempenho”.

O que é estresse no trabalho?

O estresse pode ser definido como a resposta a uma situação que é percebida como ameaçadora e/ou como uma demanda por um grande ajuste na vida de uma pessoa. O estresse é uma parte inevitável da vida. Ele pode ser causado por vários fatores, tais como mudanças em sua vida pessoal, mudança de emprego ou mesmo mudança de ambiente de trabalho.

Entretanto, o estresse também pode entrar em sua vida profissional quando você não tem controle suficiente sobre ele. Além disso, o trabalho se tornou uma atividade 24 horas por 7 dias na semana , o que pode causar estresse aos funcionários. O estresse no local de trabalho pode ser positivo ou negativo.

O estresse positivo no local de trabalho pode lhe dar a motivação para atingir seu potencial máximo, enquanto o estresse negativo no local de trabalho pode causar burnout ( Esgotamento mental e físico) e diminuir a produtividade.

O impacto do estresse no trabalho sobre os funcionários

Há um equívoco comum de que o estresse não afeta o desempenho de seu trabalho. Isto não é verdade. Na verdade, o impacto do estresse no trabalho sobre os funcionários depende de vários fatores, incluindo a causa do estresse, a intensidade do estresse e a duração do estresse. Primeiro, o impacto do estresse no trabalho depende do tipo de estresse.

Se você experimentar um estresse no trabalho que seja positivo ou útil, ele pode aumentar sua energia e ajudá-lo a ter um melhor desempenho. Por exemplo, se você trabalha em um trabalho que gosta ou executa uma tarefa que é significativa, então o estresse no trabalho pode se tornar um fator positivo em sua vida. Em segundo lugar, a intensidade do estresse no trabalho é outro fator importante a ser considerado.

Se o estresse for de baixa intensidade, você pode não ter fadiga adrenal Por outro lado, o estresse de alta intensidade pode causar fadiga adrenal, exaustão emocional e outros problemas. “Fadiga adrenal” é um termo que alguns grupos têm utilizado numa condição em que o corpo reage ao estresse contínuo. Os defensores desta síndrome acreditam que as adrenais podem simplesmente se cansar quando colocadas para trabalhar continuamente, num estresse crônico.

Estratégias para lidar com o estresse no trabalho

Algumas das melhores estratégias para lidar com o estresse no trabalho incluem: Aprender a identificar o estresse em sua vida – Este passo é importante porque lhe diz que você deve fazer algo para reduzir o estresse em sua vida.

Se você nunca tomar medidas para reduzir o estresse, você continuará a sentir-se ansioso e estressado. Encontre um sistema de apoio – Sistemas de apoio, tais como um psicólogo, um grupo social ou um grupo da igreja, podem ser muito úteis para reduzir o estresse em sua vida. Os grupos de apoio lhe proporcionam um ambiente amigável e acolhedor onde você pode discutir seus sentimentos sem julgamento.

Pratique a consciência – A consciência é um tipo de meditação que tem sido usada há séculos nas culturas orientais, como o budismo e o hinduísmo, para se tornar mais consciente de seus pensamentos e emoções. Pessoas conscientes estão cientes do que estão sentindo, embora não sendo governadas por esses sentimentos. É tomar conhecimento do que está acontecendo na sua mente, e por consequência em sua vida. Ouça a voz da razão.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? 

Jeremias 17:9

É possível vencer o estresses

Com as enormes cobranças no trabalho e quantidade de estresse envolvido em tudo isso, não é de se admirar que muitos funcionários e patrões estejam sofrendo tanto estresse. Estudos e relatórios mostrando os efeitos prejudiciais do estresse sobre indivíduos e organizações, é sua responsabilidade como gerente ou funcionário evitar que o estresse afete negativamente sua vida.

Isso significa saber como reconhecer os sinais de estresse e como reagir adequadamente. Felizmente, você não precisa passar por uma vida de estresse no dia-a-dia. Com as estratégias certas, você pode aprender como reduzir seu estresse no trabalho e se sentir mais confiante em seu trabalho a cada dia

Saiba o seu motivo de trabalho

Muita gente diz que trabalha só pra pagar as contas, e acaba caindo na “corrida dos ratos” uma alusão as gaiolas de roedores de estimação que correm em uma esteira circular e nunca saem do canto. Seus tormentos começam na segunda e na sexta feira se jogão nas festas e bares. se endividam no cartão de credito e assim acabam presos nessa armadilha. Trabalhe com o proposito de crescer. de todas as habilidades que pode desenvolver a mais útil para seu futuro é a inteligência interpessoal. Ou seja saber lidar com pessoas.

Cuide de seu corpo

O que parece ser óbvio tem sido negligenciado! Atividades físicas frequentes e uma alimentação nutritiva. é o que seu corpo precisa! não só isso mas uma faxina mental! Faça uma “dieta de informação” não assista programas policiais que relatam a violência urbana. Debates políticos, reality shows fúteis, filmes de terror ou guerra, novelas que geram discórdias e ideias que destoem a família. Tudo isso é toxina pra sua mente!

Busque ajuda!

Não sofra calado! Peça ajuda o que é muito diferente de reclamar e murmurar. Se entrar nessa faixa de lamentação acabará afastando as pessoas de você! Fale com quem está te incomodando, seja um colega de trabalho, um funcionário, ou seu patrão. Se for em casa fale com seu cônjuge, ou filhos. Busque uma ajuda psicológica. ” Vomitar os sapos engolidos” é melhor que tomar remédio para gastrite emocional.

Receba as notificações!

Receba as notificações quando sair um novo artigo!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exportar dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Remover dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados deste site.

Rectificar dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Cancelar assinatura do boletim informativo

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.