E aí, pessoal! Você já ouviu falar sobre a “Teoria das Inteligências Múltiplas” do psicólogo americano Howard Gardner? Se não, não se preocupe, que eu estou aqui para te apresentar! Gardner considerou em 1983 que a inteligência não pode ser medida de forma única, mas sim dividida em nove tipos diferentes. Ou seja, cada um de nós tem habilidades específicas em cada um desses tipos de inteligência.
Então, se você acha que não é inteligente o suficiente, pode ser que você esteja subestimando o seu próprio potencial em alguns desses tipos de inteligência. Vamos agora conhecer cada um deles e descobrir qual é o seu forte!

Inteligência Linguística

A inteligência linguística se refere à habilidade de se comunicar de forma eficiente com outras pessoas, seja por meio da escrita ou da fala. As pessoas com essa inteligência são boas em compreender e produzir linguagem, bem como em usar palavras de maneira adequada e persuasiva.

Inteligência Linguística é uma das novas inteligências propostas por Gardner e se refere à habilidade de se comunicar de forma clara e persuasiva, tanto oralmente quanto por escrito. Essa inteligência envolve a compreensão da língua e a capacidade de utilizá-la de forma efetiva para transmitir informações e ideias. As pessoas que possuem essa inteligência geralmente têm facilidade em aprender novas línguas, expressar-se com clareza e escrever textos coesos e coerentes.

Um exemplo de pessoa que se destaca na Inteligência Linguística é Ariano Suassuna. Ele é considerado um dos melhores escritores da história da literatura brasileira e suas obras são conhecidas por sua complexidade e riqueza de linguagem. Outro exemplo é  Martin Luther King Jr ativista e pastor que foi reconhecido por sua habilidade em fazer discursos persuasivos e inspiradores.

Machado de Assis, autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas, também é uma pessoa que se destaca na Inteligência Linguística. Conhecido por sua habilidade em criar histórias e personagens cativantes, utilizando uma linguagem acessível e envolvente. Outros exemplos de pessoas que possuem essa inteligência são escritores, poetas, jornalistas, redatores publicitários e professores de línguas.

Inteligência Lógico-matemática

A inteligência lógico-matemática é uma habilidade de pensar de forma lógica, analisar problemas e encontrar soluções matemáticas. As pessoas com essa inteligência são boas em fazer cálculos, resolver problemas lógicos e pensar de forma abstrata. Os matemáticos e matemáticos são exemplos de pessoas que possuem essa inteligência.

A Inteligência Lógico-matemática é outra das novas propostas de inteligência por Gardner e se refere à habilidade de pensar logicamente, resolver problemas complexos, entender padrões e relações matemáticas, bem como aplicar a lógica em situações do cotidiano. As pessoas que possuem essa inteligência geralmente têm facilidade em lidar com números, análises e análises lógicas.

Um exemplo de pessoa que se destaca na Inteligência Lógico-matemática é Albert Einstein, um dos físicos mais conhecidos e importantes da história da ciência. Ele desenvolveu a Teoria da Relatividade e contribuiu para diversas outras áreas da física, tudo graças a sua capacidade de pensar de forma abstrata e aplicar a lógica em situações complexas.

Outro exemplo é o matemático Alan Turing, considerado um dos pais da computação moderna. Ele foi fundamental no desenvolvimento do computador e foi responsável por decifrar o código alemão durante a Segunda Guerra Mundial, graças à sua capacidade de pensar de forma lógica e desenvolver algoritmos complexos.

Outro exemplo é a matemática Ada Lovelace, que é considerada a primeira programadora da história. Ela desenvolveu algoritmos para a Máquina Analítica de Charles Babbage e foi a primeira pessoa a entender que os computadores poderiam ser usados ​​para mais do que apenas cálculos matemáticos.

Outros exemplos de pessoas que possuem essa inteligência são engenheiros, cientistas, programadores, analistas financeiros e estatísticos.

Inteligência Espacial

A inteligência espacial se refere à habilidade de visualizar imagens mentais e trabalhar com objetos em três dimensões. As pessoas com essa inteligência são boas em entender mapas, gráficos e outras representações visuais.

A Inteligência Espacial é outra das novas inteligências propostas por Gardner e se refere à habilidade de pensar em três dimensões, visualizar imagens mentais, reconhecer padrões visuais e compreender as relações espaciais entre objetos. As pessoas que possuem essa inteligência geralmente têm facilidade em se orientar em ambientes complexos, criar e visualizar projetos arquitetônicos, design de produtos e artes visuais.

Um exemplo de pessoa que se destaca na Inteligência Espacial é Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da história da arte e da ciência. Ele era capaz de criar esboços e projetos em 3D antes mesmo da invenção da perspectiva, e seus trabalhos de arte e design são conhecidos por sua riqueza de detalhes e profundidade.

Outro exemplo é o arquiteto Frank Lloyd Wright, que é considerado um dos mais importantes arquitetos do século XX. Ele projetou mais de 1000 estruturas, incluindo residências, prédios públicos e edifícios religiosos, e foi conhecido por sua habilidade em integrar a arquitetura à paisagem ao seu redor.

Outro exemplo é o pintor Salvador Dali, conhecido por suas obras surrealistas, que desafiam a lógica e as leis da física. Ele cria composições visualmente impactantes e complexas, utilizando uma perspectiva de forma única e criativa.

Outros exemplos de pessoas que possuem essa inteligência são designers gráficos, escultores, paisagistas, cartógrafos, cirurgiões e mecânicos.

Inteligência Musical

Uma inteligência musical se refere à habilidade de compreender e produzir música. As pessoas com essa inteligência são boas em perceber diferenças entre filhos, identificar ritmos e compor ou tocar instrumentos musicais.

A Inteligência Musical é uma das novas inteligências propostas por Howard Gardner e se refere à habilidade de compreender, criar e reproduzir sons e melodias. Pessoas com essa inteligência geralmente possuem uma grande sensibilidade para a música, facilidade em tocar instrumentos, cantar, compor ou simplesmente apreciar a música de forma intensa.

Um exemplo de pessoa que se destaca na Inteligência Musical é o compositor e pianista alemão Johann Sebastian Bach, considerado um dos maiores compositores da história da música ocidental. Bach possuía uma habilidade extraordinária em compor e tocar música, criando obras complexas e inovadoras que influenciaram diversos gêneros musicais.

Outro exemplo é o músico brasileiro Tom Jobim, conhecido por suas composições sofisticadas e melancólicas que retratam a vida cotidiana do Brasil. Jobim foi um dos criadores da Bossa Nova, gênero musical que influenciou a música brasileira e mundial.

Outros exemplos de pessoas que possuem essa inteligência são instrumentistas, cantores, compositores, maestros, produtores musicais, críticos de música, entre outros profissionais ligados à área musical. Além disso, pessoas com essa inteligência também são capazes de utilizar a música em outras áreas, como a terapia, a educação e a publicidade.

Inteligência Corporal- cinestésica

A inteligência corporal-cinestésica se refere à habilidade de controlar o próprio corpo e coordenar movimentos precisos. As pessoas com essa inteligência são boas em esportes, danças e outras atividades que dominaram o controle motor.

A Inteligência Corporal-Sinestésica é uma das novas inteligências propostas por Gardner e se refere à habilidade de controlar e coordenar os movimentos do corpo, bem como de perceber e utilizar a linguagem do corpo para se comunicar. As pessoas que possuem essa inteligência geralmente têm facilidade em atividades físicas, como esportes, dança e teatro, bem como em atividades que dominaram habilidades manuais finas.

Um exemplo de pessoa que se destaca na Inteligência Corporal-Sinestésica é o jogador de futebol Pelé, considerado o melhor jogador da história. Ele é conhecido por sua habilidade em controlar a bola com precisão, driblar os adversários e marcar gols incríveis, tudo graças a sua capacidade de controlar e coordenar os movimentos do corpo de forma precisa.

Outro exemplo é o bailarino Mikhail Baryshnikov, considerado um dos maiores bailarinos da história. Ele tinha uma habilidade incrível em controlar os movimentos do corpo, criar coreografias e expressar emoções através da dança.

Outro exemplo é o complicado Ben Carson, que é conhecido por suas habilidades cirúrgicas precisas e bem coordenadas. Ele é capaz de realizar cirurgias complexas com extrema habilidade, tudo graças a sua capacidade de controlar e coordenar os movimentos das mãos e do corpo. Sua história foi contada no filme Mãos talentosas

Outros exemplos de pessoas que possuem essa inteligência são atletas, dançarinos, acrobatas, cirurgiões, artesãos e artistas marciais.

Inteligência Interpessoal

A inteligência interpessoal se refere à habilidade de entender outras pessoas, suas emoções e motivações. As pessoas com essa inteligência são boas em liderar e trabalhar em equipe, resolver conflitos e se comunicar de forma efetiva.

A Inteligência Interpessoal é uma das novas inteligências propostas por Gardner e se refere à habilidade de compreender e se relacionar com outras pessoas de forma empática, respeitosa e eficaz. As pessoas que possuem essa inteligência geralmente têm facilidade em entender as emoções, motivações e intenções dos outros, bem como em construir e manter relações interpessoais positivas.

Um exemplo de pessoa que se destaca na Inteligência Interpessoal é o líder pacifista Mahatma Gandhi. Ele é conhecido por sua habilidade em compreender as necessidades e preocupações das pessoas, bem como em liderar movimentos pacíficos de resistência contra a opressão e a injustiça.

Outro exemplo é o empresário Richard Branson, fundador do grupo Virgin. Ele é conhecido por sua habilidade em construir e manter relações interpessoais positivas, tanto com seus funcionários quanto com seus clientes, fornecedores e parceiros de negócios.

Outros exemplos de pessoas que possuem essa inteligência são líderes políticos, professores, psicólogos, treinadores, negociadores e conselheiros.

Inteligência Intrapessoal

A inteligência intrapessoal se refere à habilidade de entender a si mesmo e seus próprios sentimentos. As pessoas com essa inteligência são boas em refletir sobre suas próprias experiências e emoções, e usar essa compreensão para tomar melhores decisões. Filósofos, escritores e conselheiros são exemplos de pessoas que possuem essa inteligência

A Inteligência Intrapessoal é uma das novas inteligências propostas por Gardner e se refere à habilidade de compreender a si mesmo, seus pensamentos, emoções, motivações e desejos. As pessoas que possuem essa inteligência geralmente têm facilidade em se autoconhecer, definir metas pessoais e auto avaliar seu próprio desempenho.

Um exemplo de pessoa que se destaca na Inteligência Intrapessoal é o físico físico Albert Einstein. Ele era conhecido por sua habilidade em refletir sobre seus pensamentos e ideias próprias, bem como em se concentrar profundamente em seus estudos e pesquisas.

Outro exemplo é a escritora Virginia Woolf, que era conhecida por sua habilidade em explorar sua própria psicologia em sua escrita, expressando emoções complexas e introspectivas em seus romances e ensaios.

Outro exemplo é o líder espiritual Dalai Lama, que é conhecido por sua habilidade em cultivar a introspecção e a meditação para compreender a si mesmo e desenvolver a compaixão e a sabedoria.

Outros exemplos de pessoas que possuem essa inteligência são psicólogos, filósofos, poetas, artistas e escritores, bem como pessoas que trabalham em profissões que proporcionaram uma reflexão constante sobre o próprio desempenho, como terapeutas e consultores.

Conhece a ti mesmo

Para finalizar, é importante lembrar que todos nós possuímos um potencial incrível para desenvolver essas inteligências e muitas outras habilidades. Não é preciso ser um gênio nato para se destacar em uma determinada área, basta ter interesse, curiosidade e disposição para aprender e se aprimorar constantemente.

Por isso, se você se identificou com alguma das inteligências personalizadas neste artigo, não hesite em explorá-la e desenvolvê-la ainda mais. Busque novos desafios, aprenda com outras pessoas que se destacam nessa área e invista em si mesmo(a) para se tornar cada vez mais habilidoso(a) e bem-sucedido(a).

Lembre-se, todos nós somos gênios em potencial e podemos descobrir e desenvolver nossas próprias habilidades e talentos ao longo da vida. Então, escolha uma ou mais inteligências e comece hoje mesmo a explorara-las e aperfeiçoá-las. Você certamente verá os resultados em sua vida pessoal e profissional.

Tags: |

Receba as notificações!

Receba as notificações quando sair um novo artigo!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exportar dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Remover dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados deste site.

Rectificar dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Cancelar assinatura do boletim informativo

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.